Receba atualizações!!!



sábado, 26 de outubro de 2013

Execução de alvenarias

Um projeto bem elaborado não tem valia se não for bem executado. Para tal é imprescindível a presença de um responsável técnico habilitado. Para uma boa execução, além de seguir rigorosamente o projeto deve-se também atentar a cuidados para determinados detalhes.
Uma região propícia ao aparecimento de fissuras é o encontro entre a alvenaria de vedação e a estrutura de concreto do pavimento superior. As principais causas para esta ocorrência são a estrutura transmitir os esforços aos quais está submetida para a alvenaria e a retração da argamassa.
Para prevenir as fissuras, é necessário empregar materiais e técnicas que possam absorver estes esforços e maximizar a aderência entre estas partes da construção. O encunhamento com argamassa expansiva é uma destas soluções e deve ser utilizado quando a estrutura é pouco deformável.
Para sua execução, a alvenaria deve ter sido concluída há no mínimo 14 dias, e a superfície deve estar totalmente limpa, sem qualquer tipo de pó, óleo, eflorescências ou outros materiais que prejudiquem a aderência. O encunhamento deve ser realizado de cima para baixo, com intervalo mínimo de 24 horas entre os pavimentos, de maneira a dar tempo para a estrutura se deformar.
A argamassa expansiva é uma mistura seca pré-preparada. No canteiro de obras é adicionada água, em quantidade definida pelo fabricante, sendo trabalhada em betoneira, em argamasseira ou manualmente, por alguns minutos. A folga deixada entre a alvenaria e a estrutura, entre 2 a 3 cm, é preenchida em cada um dos lados com uma colher de pedreiro. O excesso é retirado com a própria colher.

 Para melhorar a aderência entre a argamassa expansiva e as partes de concreto da edificação, costuma-se usar o chamado “chapisco rolado”, constituído de uma mistura seca em pó a base de cimento, polímero, agregados minerais e aditivos, comprada pronta em sacos e misturado com água no canteiro de obras. Na aplicação, utiliza-se um rolo de lã, para criar textura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário