Receba atualizações!!!



domingo, 17 de novembro de 2013

A comunicação na Engenharia

Uma comunicação clara e eficiente é essencial para o bom desenvolvimento de projeto e obra.

Devem ser evitados os chamados ruídos de comunicação que ocasionam mal entendimento entre as partes. Pode ser identificado como ruído de comunicação toda informação interpretada pelo receptor de forma diversa à intenção do autor. Para cada tipo de informação existe uma melhor maneira de se evitar os ruídos. Por exemplo, em folhas de projeto, o verificador pode identificar uma informação que não esteja suficientemente clara. Já no caso de uma informação enviada por e-mail é recomendado que após toda a mensagem escrita, esta seja relida antes do envio para verificação da clareza do seu conteúdo.

O gerenciamento de projeto e obra deve estabelecer os métodos de comunicação de forma clara e prática para que não se torne um obstáculo, mas sim um facilitador.

Toda comunicação deve ser registrada e arquivada oficialmente para que seja rastreável em qualquer fase do processo. No caso de informações trocadas verbalmente estas devem ser registradas por e-mail, memorando, ata de reunião ou qualquer outro documento que possa ser registrado e arquivado.

2 comentários:

  1. Em casos de comunicação por e-mail, é interessante um telefonema, para se ter a certeza de que foram atingidos os objetivos de que a informação chegou ao seu destinatário e que foi suficiente para o perfeito entendimento dos dados enviados.

    ResponderExcluir