Receba atualizações!!!



sábado, 16 de novembro de 2013

Em busca da melhor qualidade

Excelência é uma característica cada vez mais almejada pelo ser humano e na engenharia esse fato não é diferente. A busca pela qualidade ótima em execução de projetos e obras é constante e vem de longa data. Cada vez mais são incorporadas tecnologias para o aprimoramento da qualidade, além disso pesquisas e estudos estão em constante evolução.

Implantar padrões é um grande passo na direção da melhoria constante. Porém, esse padrões têm que ser "vivos", o que quer dizer que devem ser implementados com os aprendizados e não serem "congelados" para que não se tornem, contrariamente, um empecilho ao bom desempenho.

A verificação de projetos é  outra prática essencial para que se atinja os objetivos da melhor qualidade. Padrões de verificação também devem ser adotados. A verificação de um documento deve sempre ser feita por um profissional habilitado e diverso do profissional que executou o documento. O próprio executor tem uma tendência a não notar eventuais falhas por estar intimamente envolvido com o documento. Um exemplo, para verificação de uma folha de projeto: todos os itens devem ser marcados com marca texto, lápis ou caneta na cor amarela para itens corretos, na cor vermelha para itens a serem corrigidos, na cor azul para itens a serem retirados. Após a verificação feita por outro profissional o próprio executor deve realizar as alterações marcando na cor laranja o que já foi corrigido. O verificador deve então fazer a última checagem para a certificação de que todos os comentários foram atendidos, marcando na cor verde por cima da laranja e só então emitir oficialmente o documento. Essa cópia, denominada de cópia de verificação deve ser arquivada até a finalização do projeto, ou algum tempo a mais, dependendo das regras de cada empresa. Ressalta-se que este é apenas um exemplo e que cada empresa deve adotar seus próprios padrões de verificação adequados a sua equipe e ao tipo de trabalho, sendo, no entanto, condição sine qua non que esta seja feita.

Esta é apenas uma primeira abordagem deste tema que abre um grande leque de discussões.

Um comentário:

  1. Sem contar, que antes de dizer que o projeto está pronto para verificação, o executor deve imprimir uma cópia e o próprio fazer uma pré verificação, com certeza, algumas coisas serão corrigidas e/ou melhoradas, só depois então, deve-se passar os arquivos para a verificação por outro profissional.

    ResponderExcluir