Receba atualizações!!!



domingo, 10 de novembro de 2013

Escadas

Recomenda-se, para uma escada confortável, que seja verificada a relação: s + 2 x e = 60 cm a 64 cm, onde s representa o valor do "passo" e e representa o valor do "espelho", ou seja, a altura do degrau. Entretanto, alguns códigos de obra especificam valores extremos, como, por exemplo: s ≥ 25 cm e e ≤ 19 cm. Valores fora destes intervalos só se justificam para escadas com fins especiais. 

Deve-se também atentar às diferenças de espessuras de revestimentos do pavimento inferior, da escada e do pavimento superior e o espaço em planta que a escada irá ocupar.

Deve-se atentar para os pés-direitos da edificação contemplando-se a altura das lajes, altura do entreforro e altura de espelhos das escadas. A determinação do pé-direito deve ser feita de forma conjunta entre estrutura, instalações e arquitetura. A altura da laje é determinada pelo projeto estrutural. A altura do entreforro depende das instalações. A arquitetura define o vão livre abaixo do forro, o tipo e a espessura do revestimento, a altura dos espelhos das escadas e seu espaço em planta considerando-se o passo ideal. A figura mostra as interferências que influenciam na definição do pé-direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário