Receba atualizações!!!



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Projetos de estruturas - fluxo de trabalho

A maneira ideal para desenvolvimento de um projeto de estruturas inicia com o projeto básico, ou pré-executivo de arquitetura, sobre o qual são feitos estudos de concepções estruturais.

Caso a opção for por alvenaria estrutural, as adaptações na arquitetura são mais significativas. É necessário que seja atendida a modulação exata dos blocos estruturais a serem utilizados para que se tenha uma estrutura bem resolvida, rápida para ser executada e econômica. Quanto mais distante das condições ideais para este tipo de solução menor a competitividade deste método. As grandes vantagens da alvenaria estrutural são a rapidez de execução e economia de materiais, como por exemplo as formas. Toda adaptação que tenha que ser feita para atender a arquitetura, que fuja do conceito de alvenaria estrutural onera a obra e, consequentemente, diminui a vantagem do sistema estrutural.

Quando o conceito estrutural é em concreto armado, deve-se elaborar um modelo de cálculo para que se estime dimensões de lajes, vigas, pilares e demais peças estruturais. Com essa estimativa, avalia-se a necessidade de adaptações arquitetônicas, as duas disciplinas se comunicam e chegam à melhor solução.

Após este primeiro ajuste é necessária a compatibilização com as demais disciplinas envolvidas, como por exemplo instalações hidrossanitárias, elétrica, ar condicionado, entre outras. Assim sendo, determina-se onde deverão ser previstos furos em vigas, lajes e demais interferências.

Uma vez recebido o projeto executivo de arquitetura, incorporando as necessidades de todas as disciplinas, inicia-se o projeto executivo de estrutura composto por formas em plantas, cortes e detalhes e armaduras de cada uma das peças estruturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário