Receba atualizações!!!



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

As nove áreas da gestão de projetos

Por se tratar de um assunto muito amplo, esta discussão contempla uma visão geral da integração das nove áreas apresentadas no esquema acima, sendo que outras discussões futuras apresentarão cada área mais detalhadamente.
Resumidamente para uma boa gestão de projetos é importante a integração das oito principais áreas do ambiente, que contemplando essa integração tornam-se nove. Deve-se integrar os recursos humanos de forma a escolher as pessoas certas para cada uma das funções, obtendo-se um desenvolvimento otimizado dos trabalhos, gerenciar conflitos entre membros da equipe, prever incentivos na proporção e momentos corretos, ter um plano de carreira e treinamento.
A integração de prazos deve contemplar as reais necessidades do cliente final, a equipe, caso necessário redimensionar a mesma, deve-se atentar a feriados, férias e demais eventos que possam interferir nas datas de entregáveis e o desenvolvimento com a qualidade necessária sem denegrir o resultado.
Uma boa comunicação dentro do ambiente de projeto é imprescindível para o sucesso do mesmo. A comunicação deve ser rastreável e obedecer regras estipuladas pelo gerente de projeto. Para que se evitem ruídos de comunicação cada mensagem deve ser lida antes de atingir o receptor. É prudente que o receptor de alguma forma responda a mensagem com seu entendimento confirmando que o objetivo foi atingido satisfatoriamente. Nenhuma informação deve ser trocada apenas de forma oral. Caso ocorra uma informação passada por telefone ou por conversa a mesma deve ser confirmada por escrito. As formas de comunicação podem ser via e-mail, memorando, quadros de comunicação etc., desde que estejam claramente descritas no plano do projeto.
A qualidade deve integrar-se de forma que os entregáveis sejam aceitos pelo cliente, para tal deve-se desenvolver um plano de qualidade que contemple como esta meta será atingida. Este plano deve contemplar como serão executadas cada uma das atividades do projeto, como estas serão verificadas, como será feita a integração interdisciplinar, quais parâmetros para aceitação ou rejeição de cada etapa e quais medidas preventivas e corretivas.
Os riscos devem ser integrados de forma a poderem ser admitidos pelo projeto. Devem-se prever os riscos e ainda haver uma contingência em todas as áreas para riscos não previstos.
O escopo do projeto deve ser muito bem esclarecido entre todas as áreas, este integra todas as demais e quando não claro pode gerar retrabalho, ausência de entregáveis ou trabalho adicional proporcionando prejuízos ao projeto.
As aquisições devem ser avaliadas no início e também no decorrer do projeto incluindo aquisições de recursos humanos, tecnologias, equipamentos treinamentos entre outras tantos.
O custo deve ser muito bem integrado de forma a não extrapolar o previsto para o projeto e ao mesmo tempo destinar recursos para as áreas que efetivamente necessitam, evitando-se desperdícios e recursos mal empregados.
Por fim a integração de todas essas áreas são vitais para um bom desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário