Receba atualizações!!!



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ensaio de resistência à compressão do concreto

Esquema de corpo-de-prova cilíndrico 10 cm x 20 cm
Corpo-de-prova cilíndrico 10 cm x 20 cm
Esses corpos-de-prova foram rompidos aos 7 dias e aos 28 dias e as resistências denominadas respectivamente de fc7 e fc28. Foi feita uma correção devido à geometria dos corpos-de-prova ensaiados. Segundo Avran, 1981, deve-se considerar 97% do valor da resistência obtida no ensaio de compressão para corpos-de-prova com dimensões 10 cm x 20 cm quando comparada com a resistência obtida ao se ensaiarem os de 15 cm x 30 cm. Esta correção foi feita para todos os concretos ensaiados e os valores de fcm apresentados nos resultados já estão corrigidos em 97%.
Segundo a norma NBR 5738: 2003 foram moldados 6 corpos-de-prova cilíndricos para cada betonada, 3 para serem rompidos aos 7 dias e 3 aos 28 dias. Para a determinação da consistência do concreto, seguiu-se o descrito na NBR-NM 67: 1998.
Foi verificado se o valor da resistência obtida aos 7 dias esteve de acordo com o valor da resistência esperada para essa idade. Assim sendo, quando o concreto atingisse a idade de 28 dias, provavelmente a resistência do mesmo estaria próxima da especificada. Caso aos 7 dias a resistência não alcançasse o valor estimado, não seria necessário aguardar 28 dias para moldar outros corpos-de-prova e outros modelos.
Utilizou-se para essa pesquisa o estudo de dosagem de concreto realizado por Silveira dos Santos, que se baseou no método de dosagem IPT. Segundo Tango, 2001, este método é bastante simples e suas principais características são: ênfase na experimentação expedita, com os materiais disponíveis na obra; possibilidade de adaptação a outros métodos de dosagem podendo-se optar ou não por adotar distribuições granulométricas impostas para os agregados; emprego do Diagrama IPT de Dosagem ou de suas equações.
            Foi utilizado o Cimento Portland CP V-ARI RS proveniente da empresa Cimento Votoran cuja propriedade marcante, como o próprio nome já diz, é a alta resistência inicial. É resistente a sulfatos, sendo um cimento de coloração clara, uniforme e com menores quantidades de adições pozolânicas ou inertes, o mesmo usado por Silveira dos Santos, 2004.
O agregado miúdo empregado foi uma areia natural média, dimensão característica 2,4 mm. O agregado graúdo, a brita 0, cuja dimensão varia de 2,36 mm a 12,5 mm, adotando-se para este trabalho, o diâmetro médio de 4,8 mm.
As tabelas a seguir apresentam para cada corpo-de-prova, as especificações correspondentes aos concretos que foram utilizados e, consequentemente, caracterizam cada concreto empregado.
Propriedades do concreto para cada fc28
Sendo:
fck: resistência característica do concreto à compressão;
fc7 e fc28: resistências do concreto à compressão aos 7 e aos 28 dias de idade, respectivamente;
a/c: relação água/cimento em massa (kg/kg);
C: consumo de cimento por metro cúbico de concreto adensado (kg/m3);
m: relação de agregados seco/cimento em massa (kg/kg);
h: abatimento, em cm, do tronco de cone de Abrams.
Traço por metro cúbico para moldagens dos modelos reduzidos
Sendo:
fck: resistência característica do concreto à compressão.
A tabela a seguir mostra os resultados gerais dos ensaios de resistência à compressão axial de todos os concretos utilizados na pesquisa. Os corpos-de-prova para esse fim tinham dimensões de 10 cm x 20 cm, a correção de resistência, conforme explicada acima, está apresentada em cada um dos resultados dos concretos.
Resistências e abatimentos dos concretos






Nenhum comentário:

Postar um comentário