Receba atualizações!!!



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Paredes Estruturais de concreto moldadas in loco - Trabalho de Conclusão de Curso de Ingrid e Bárbara, orientadora MSc. Cristiana Furlan Caporrino

Paredes Estruturais de concreto moldadas in loco é um sistema construtivo racionalizado que oferece vantagens na produção em alta escala sem perda de qualidade, apresentando novas condições técnicas e econômicas para a atual demanda do mercado brasileiro da construção civil. Deste modo, o que motiva essa pesquisa é o interesse em avaliar a real eficácia dessa técnica.
Por tratar de um tema bastante abrangente, este trabalho irá abordar alguns aspectos que serão discutidos por meio de modelagem matemática de uma edificação, contemplando os esforços solicitantes, análise dos esforços internos, tensões, deslocamentos e deformações da estrutura, permitindo realizar um estudo aprofundado a respeito do efeito excentricidade. Em adição, será desenvolvido um estudo comparativo de custos entre o método executivo já destacado e ao denominado alvenaria estrutural, pois além de apresentarem algumas características similares, estão sendo utilizados crescentemente no mercado.  
Os profissionais da construção civil buscam continuamente soluções inovadoras, pois os métodos convencionais adotados em grande parte das construções possuem pouca flexibilidade. Dessa forma, a técnica a ser estudada é uma possível ferramenta para alterar esse cenário, podendo ser aplicada a diversas tipologias da construção. Entretanto, esse procedimento apresenta alguns problemas que necessitam de pesquisas exploratórias e experimentais.
Alguns questionamentos são feitos em relação aos assuntos propostos, entre os quais se destaca a proposição de que se há existência de conhecimento aprofundado que garanta sua boa aplicabilidade em relação ao projeto estrutural e ao método executivo, levando-se em consideração variáveis como custos, tempo, viabilidade, limitações arquitetônicas, sustentabilidade e método de execução.
Foi elaborado modelo matemático e para tal calcularam-se as forças devidas ao vento, segundo recomendações da norma NBR 6120/1980:
Composição dos coeficientes de pressão devidas ao vento
Com o objetivo de lançar no software o modelo estrutural, as seguintes etapas foram desenvolvidas:
1.    Execução das formas do térreo, pavimento superior e cobertura, no software AutoCad; 

2.    Elaboração do modelo em 3D dos quatro sobrados no software Auto CAD, juntamente com a discretização das superfícies através da divisão do domínio (lajes e paredes) em um número finito de pequenos elementos, tendo como objetivo avaliar o comportamento dessas superfícies de maneira mais detalhada:

·         Malha horizontal espaçada de 0,205 cm;
·         Malha vertical espaçada de 0,191 cm; 
1.    Exportação do modelo em 3D no formato dxf para o software Strap;

2.    Definição das propriedades dos materiais e seções suas respectivas funções;

3.    Definição de apoios - os sobrados estarão apoiados em radier, que por sua vez estará apoiado diretamente no solo, sendo assim, representado no programa por meio de molas;

4.    Lançamento das cargas acidentais, cargas permanentes, cargas oriundas do peso próprio da estrutura, cargas de vento - item 3.1;

5.    Processamento inicial do modelo – com a finalidade de avaliar seu desempenho e extrair do mesmo o maior deslocamento causado na estrutura por meio da pressão lateral do vento combinada com os outros carregamentos;

6.    Dando sequência à inserção de cargas no modelo, a norma de referência NBR 16001, define que para verificar o pré-dimensionamento das paredes de concreto deve-se levar em consideração o mínimo valor de excentricidade, ou seja, o maior valor entre a decorrente da pressão lateral do vento e a oriunda da seguinte fórmula: f(t) = 1,5+0,03t = 1,5+0,03*10 =1,8 cm.
Comparando esses valores foi possível observar que a maior excentricidade obtida é equivalente a 1,8 cm. Desta forma, esse esforço atuante na estrutura foi colocado no modelo através do momento fletor equivalente, determinado através da seguinte sequência de cálculo:
Determinação das áreas de influência e momento fletor:
Dimensões do projeto
Área de influência
t
Texto extraído do trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação em engenharia, da Fundação Armando Álvares Penteado como parte dos requisitos para aprovação, sob orientação do Profª. MSc. Cristiana Furlan Caporrino.

Parabéns Barbara Barbosa Lima Gaudioso e Ingrid Santa Terra Paixão pelo excelente trabalho. Agradeço a dedicação e seriedade com que conduziram este trabalho É com muito orgulho que contemplo esse excelente resultado de tanto esforço e merecidamente obtida nota máxima!

Um comentário:

  1. Parabéns Barbara Barbosa Lima Gaudioso e Ingrid Santa Terra Paixão, vocês se tornaram minhas pupilas. Agradeço muito a oportunidade de ter sido orientadora de vocês e também agradeço a seriedade e dedicação que vocês mostraram do desenvolvimento deste trabalho.É com muito orgulho que aprecio o excelente resultado coroado com merecida nota máxima! É com grande satisfação que vejo profissionais competentes e comprometidos sendo formados e fico muito feliz em ter contribuído com isso! Sucesso sempre! Com muito carinho!

    ResponderExcluir