Receba atualizações!!!



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Planejamento 4D - Trabalho de Conclusão de Curso de Eric e Luca - orientador Prof. Dr. Heitor Haga


"Uma das grandes falhas das empresas de construção é iniciarem suas obras sem um planejamento formal. Atualmente observam-se obras com problemas de qualidade, altos custos, problemas de insegurança em canteiro ou desperdício elevado de materiais. Todos estes são problemas que se agravam nas Obras de Construção, diante do cenário de desenvolvimento do setor. O “planejamento em 4D”, surgiu com a evolução tecnológica e, particularmente, em função da evolução das ferramentas computacionais. Em palavras simples, trata-se de um planejamento utilizando uma ferramenta computacional em 3 dimensões, para que o acompanhamento da obra seja auxiliado com a visualização da imagem em 3D. O presente trabalho busca justamente estudar esta ferramenta em obras de construção civil e responder algumas questões, como: De que forma o planejamento em 4D ajudaria e auxiliaria o andamento de uma obra? Quais diretrizes devem ser tomadas? Quais ferramentas serão utilizadas? É viável na área da construção civil? A pesquisa permitiu responder que os sistemas de Planejamento em 4D podem auxiliar não só os Gerentes de Projeto, por ser um sistema que integra as áreas de projeto e um planejamento num mesmo software, mas também os Engenheiros das Obras, no desempenhar de suas atividades. Trata-se de uma ferramenta integrativa, que nos orienta a repensar a forma de planejar de uma Obra."

Texto e figura extraídos do Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de graduação em Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro pelos alunos Eric Kalil Missen Cipriano e Luca de Morais Pereira Cardoso, orientados pelo Prof. Dr. Heitor Haga.

Excelente trabalho, parabéns e obrigada por me proporcionarem a oportunidade de participar dessa banca. Me sinto honrada. Sucesso em suas carreiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário