Receba atualizações!!!



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Projeto inovador no Brasil! - Continuação






ESQUEMA DA CORTINA DA ROTA DE FUGA

Os grandes pavilhões de feiras e exposições no Brasil não mais atendem às novas exigências de sistema de combate a incêndio e rota de fuga. Nenhum pavilhão tem mais a licença permanente do Corpo de Bombeiros sendo necessária uma licença para cada evento até que se adaptem completamente.

Uma das maiores dificuldades de adaptação é a exigência da compartimentação de fumaça e calor. É necessário que haja uma divisão para que o público, a partir desta, esteja protegido de fumaça e calor. O grande obstáculo são os grandes vãos livres existentes nesses estabelecimentos e que necessitam continuar liberados para que as instalações sejam viáveis. Além do fato de as estruturas existentes não terem previsão de acréscimo de carga.

A solução foi uma combinação de uma cortina de compartimentação de fumaça e calor constituída de uma material leve, importada da Inglaterra, com estruturas metálicas na forma de treliças, que também são estruturas leves e vencem grandes vãos. No caso apresentado os vãos maiores são da ordem de grandeza de 25 metros.

Foram adotados dois tipos de cortina: uma fixa e outra segmentada para a rota de fuga.

Este é o primeiro pavilhão do Brasil a adotar esta solução inovadora e servirá de exemplo para os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário