Receba atualizações!!!



domingo, 19 de janeiro de 2014

Japão lançará uma rede gigante em órbita para coletar lixo espacial


Algo precisa ser feito para lidar com os estimados 100 milhões de pedaços de lixo espacial feito pelos humanos que circulam o planeta. E o Japão tomou uma iniciativa. Mas o que podemos fazer? Atirar com um laser? Inventar um Wall-E real para coletar tudo? Que nada… vamos só lançar uma rede enorme no espaço. 

No mês que vem, a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) fará exatamente isso. Ao se juntar a uma empresa responsável pela fabricação de equipamentos de pesca, a Jaxa desenvolveu uma rede de arame com cerca de 300 metros de comprimento, mas apenas uma parte dela será lançada em órbita. Assim que for desvendada, a rede gerará um campo magnético que, teoricamente, atrairá os detritos espaciais próximos. 

A missão não é tão extravagante quanto parece. A nuvem crescente de lixo espacial circulando o planeta representa uma ameaça real às centenas de satélites em órbita, sem contar a própria Estação Espacial Internacional. Especialistas acreditam que existem milhares de pedaços de detritos em pouco espaço, e qualquer um deles pode iniciar uma reação em cadeia que poderia prejudicar todo o sistema de comunicação na Terra. 

O teste da rede da Jaxa que será realizado no mês que vem é apenas o primeiro de muitos. Até 2019, a agência espera enviar uma rede muito maior para capturar todos esses detritos. Não está claro o que eles pretendem fazer com o lixo após coletá-lo.

Texto e imagem extraídos do site do Instituto de Engenharia
http://www.iengenharia.org.br/site/noticias/exibe/id_sessao/4/id_noticia/8287/Jap%C3%A3o-lan%C3%A7ar%C3%A1-uma-rede-gigante-em-%C3%B3rbita-para-coletar-lixo-espacial

Nenhum comentário:

Postar um comentário