Receba atualizações!!!



domingo, 23 de fevereiro de 2014

Maior ponte solar do mundo é concluída em Londres - Instituto de Engenharia

Reforma de ponte construída em 1886, recebeu a instalação de 4.400 painéis fotovoltaicos. Estrutura tem capacidade para gerar 900 mil kWh por ano

POR PINIWEB

Publicado em 21 de fevereiro de 2014



<iframe width="640" height="360" src="//www.youtube.com/embed/qleBLGJqvmc?feature=player_embedded" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Após aproximadamente cinco anos em obras, a instalação de 4.400 painéis fotovoltaicos na ponte próxima da estação Blackfriars do metrô de Londres, na Inglaterra, foi finalizada. Agora, a estrutura é considerada a maior "ponte solar" do mundo e tem capacidade de gerar 900 mil kWh por ano. 

A implantação dos painéis foi feita pela Solarcentury. A empresa britânica acredita que, além de gerar aproximadamente 50% da energia na estação, o empreendimento pode reduzir em até 513 toneladas as emissões anuais de carbono. Os módulos foram fabricados pela Panasonic e ocupam uma área de aproximadamente 6 mil m². 

Em um comunicado, o diretor executivo da Solarcentury, Derry Newman, afirma que acredita que a ponte irá inspirar outras pessoas a se preocupar com o meio-ambiente. "Este é um passo vital para um futuro de energia limpa", complementa. 

Já para a diretora de projetos da Rede Ferroviária Blackfriars, Lindsay Vamplew, vai além e afirma que esta inspiração pode chegar as outras estações em todo o mundo. "Nós estamos criando uma estação espaçosa e moderna e entregando um melhor serviço de trem para os passageiros, enquanto que, ao mesmo tempo, a instalação do maior painel solar de Londres faz a Blackfriars mais ecológica e sustentável", declara Vamplew. 

Além dos painéis, a ponte possui um sistema de reutilização da água da chuva. 

A obra no empreendimento, situado sobre o Rio Tâmisa, fez parte da revitalização da antiga estação Londrina, construída em 1886, ainda na época dos trens à vapor. Com a intenção de diminuir o impacto para os visitantes da estação, as obras, iniciadas em 2011, tiveram que ser paralisadas durante os Jogos Olímpicos, em 2012, e, por isso a demora para as obras serem concluídas.




Texto e imagens extraídos do site do Instituto de Engenharia.
http://www.iengenharia.org.br/site/noticias/exibe/id_sessao/4/id_noticia/8395/Maior-ponte-solar-do-mundo-%C3%A9-conclu%C3%ADda-em-Londres


Um comentário:

  1. INFELIZMENTE AQUI NO BRASIL NÃO TEMOS SOL, POR ISSO TEMOS QUE CONTAR APENAS COM A ENERGIA GERADA POR HIDRO E TERMOELÉTRICA.

    ResponderExcluir