Receba atualizações!!!



sexta-feira, 6 de junho de 2014

Itaquerão é bem parecido com Maracanã da Copa de 1950 - Indústria Hoje

Postado por: Indústria Hoje em: 18, May, 2014

Pelo menos quando se tratam das obras. Com 64 anos de diferença, construção do Itaquerão tem semelhanças com a do Maracanã, erguido para receber os jogos da Copa de 1950

São Paulo – Os operários correm para terminar as arquibancadas. Do lado de fora do estádio, muita lama e muito mais trabalho a ser feito. O prazo de entrega já foi adiado mais de uma vez e há um temor geral de que o estádio de abertura da Copa do Mundo no Brasil não fique pronto a tempo.
Poderia ser a descrição da reta final das obras da Arena Corinthians, mas era essa a situação do Maracanã faltando um mês para o início da Copa do Mundo de 1950.
A entrega do maior estádio do Brasil estava marcada para abril de 1950, mas quando ocorreu a partida de inauguração, em 17 de junho, faltava apenas uma semana para a abertura da Copa – e os torcedores assistiram ao jogo entre as seleções de Rio de Janeiro e São Paulo em meio de andaimes.

“O estádio tinha ainda andaimes nas arquibancadas que seguravam a cobertura porque ela não tinha secado ainda e sem eles cairia”, conta Diego Salgado, autor do livro “1950: O Preço de uma Copa”.
No dia 24 de junho, data do jogo de abertura da Copa, uma partida entre Brasil e México, os andaimes já não estavam mais lá e o estádio estava impecável por dentro, mas o entorno permanecia cheio de lama.

Depois de 64 anos, a história se repete. No último sábado, o Itaquerão fez sua inauguração “não-oficial” com um jogo entre diversas gerações de jogadores que passaram pelo Corinthians.
Apesar da presença em massa da torcida corintiana, o clube só disponibilizou 20 mil ingressos, em parte porque as arquibancadas norte e sul – as temporárias, exigências da Fifa – ainda não estavam prontas.
Quem chegava ao estádio, via tratores, caminhões e que ainda havia muito a se fazer no entorno do palco da abertura da Copa do Mundo 2014.

Mas os atrasos não são o único ponto em comum nesta história. Nos dois casos, por exemplo, o aperto para entregar os estádios foi causado pela demora em iniciar as obras.
Decidiu-se que o Brasil seria a sede da Copa de 1950 no dia 25 de julho de 1946, isto é 4 anos antes da data marcada para o início dos jogos. A obra, no entanto, só começou no dia 10 de agosto de 1948 – dois anos depois da decisão e a apenas 22 meses da bola rolar.
Em São Paulo, a enrolação se repetiu. O Brasil foi escolhido como sede em 30 de outubro de 2007, mas a obra da Arena Corinthians começou apenas no dia 30 de maio de 2011, quase 4 anos depois e faltando menos de 3 anos para o mundial.
Texto e imagens extraídos do site Indústria Hoje.
http://www.industriahoje.com.br/itaquerao-e-bem-parecido-com-maracana-da-copa-de-1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário