Receba atualizações!!!



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Turbina que explora energia das marés pronta para ser instalada - Instituto de Engenharia

POR INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Publicado em 12 de agosto de 2014
A turbina de demonstração mede 16 metros de comprimento por 20 metros de altura.[Imagem: Tidal Energy Ltd]
Um novo gerador de energia a partir do movimento das marés está pronto para ser instalado no País de Gales. 

Embora esteja sendo considerado um protótipo, o equipamento está na escala total prevista no projeto da empresa Tidal Energy Ltd. 

O conceito de exploração da energia das marés é diferente da exploração da energia das ondas, embora ambas sejam formas de geração hidroelétrica. 

Como as marés são geradas pela influência gravitacional do Sol e da Lua sobre a Terra, o movimento cíclico dos oceanos que produz as marés é mais previsível e constante. 

Pesando 150 toneladas, o equipamento tem a altura de um prédio de sete andares e pode gerar 400 kW girando lentamente conforme o deslocamento das marés. 

A baixa velocidade é um dos principais argumentos da empresa, que afirma que isto diminui o risco de impacto ambiental. 

Além disso, a energia das marés é considerada verde e totalmente renovável.
Projeto para geração hidroelétrica a partir das marés. [Imagem: Tidal Energy Ltd]
Fazenda marinha 
A turbina subaquática deverá funcionar por um período de testes de 12 meses, com a energia gerada já interligada à rede de distribuição. 

Se o teste for bem-sucedido e o equipamento se mostrar confiável, a empresa pretende instalar uma fazenda submarina de geradores com uma capacidade de 10 MW, suficiente para abastecer 10.000 residências. 

O projeto da fazenda marinha é baseado na colocação de bases triangulares que se assentam por gravidade no fundo marinho, evitando a necessidade de perfurações. 

Isto reduz os custos de instalação e de manutenção. 

Segundo a empresa, a colocação de três turbinas em uma única estrutura maximiza a energia média gerada, garantindo um fornecimento mais uniforme à rede. 

Outra empresa está testando a exploração da energia das marés para geração de eletricidade desde 2007 na Irlanda do Norte, mas usando turbinas individuais fixadas no solo oceânico.


http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=turbina-explora-energia-mares&id=010125140811#.U-oXFVVdVDQ

Texto e imagens extraídos do site Instituto de Engenharia.
http://ie.org.br/site/noticias/exibe/id_sessao/4/id_noticia/8699/Turbina-que-explora-energia-das-mar%C3%A9s-pronta-para-ser-instalada


Nenhum comentário:

Postar um comentário