Receba atualizações!!!



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cientistas criam bateria que é recarregada em 3 minutos - Indústria Hoje

Postado por: Indústria Hoje em: 14, out, 2014


São Paulo – Uma bateria que demora cerca de três minutos para ser recarregada é a mais nova invenção de cientistas da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.
Um artigo sobre a nova tecnologia foi divulgado na última edição da publicação de ciência Advanced Materials. Os pesquisadores Cheng Xiaodong, Deng Jiyang e Tang Yuxin assinam o trabalho.
Segundo eles, a bateria consegue recuperar 70% de sua carga total numa recarga de dois minutos. Outra vantagem da bateria seria sua vida útil de 20 anos. As baterias usadas atualmente duram de dois a três anos.
“Nós podemos agora reduzir drasticamente a quantidade de resíduos tóxicos gerados pelas baterias usadas, já que nossas baterias duram 10 vezes mais tempo do que as atuais”, afirmou Xiaodong em nota publicada no site da NTU.
Como funciona
Em baterias normais, o polo negativo é revestido com grafite. Na bateria criada na NTU, esse material é substituído por nanotubos de dióxido de titânio com diâmetro milhares de vezes menor que o de um fio de cabelo.
O dióxido de titânio é abundante na natureza e barato. Ele acelera as reações químicas que acontecem na bateria – permitindo assim uma recarga mais rápida.
A expectativa do cientistas é que a nova bateria chegue ao mercado dentro de dois anos. Entre as principais utilidades previstas para ela, está o uso em carros elétricos.
“Carros elétricos vão poder aumentar dramaticamente sua autonomia, com apenas cinco minutos de recarga”, afirmou Xiaodong
Saulo Pereira Guimarães, de Exame
Texto e imagem extraídos do site Indústria Hoje.
http://www.industriahoje.com.br/cientistas-criam-bateria-que-e-recarregada-em-3-minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário