Receba atualizações!!!



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Parabéns Engenheiros, Arquitetos e Agrimensores! Visite 10 maravilhas da engenharia ao redor do mundo

Por Terra

Antiga ou moderna, a engenharia cria obras que superam a nossa imaginação e até nosso entendimento. Muitas vezes, nos surpreendemos tanto com obras antigas, imponentes e feitas em épocas nas quais a tecnologia que conhecemos não existia, quanto com obras atuais, por seu tamanho e modernidade.


Muitas das obras que resultam das proezas da engenharia justificam uma viagem até o outro lado do mundo. Conheça algumas que o Terra escolheu para você.

Grande Pirâmide de Quéops, Egito: maior das três pirâmides de Gizé, a pirâmide de Quéops impressiona em todos os sentidos. Construída há mais de quatro mil anos, a pirâmide é formada por mais de dois milhões de blocos de calcário, cada um pesando cerca de duas toneladas, e atinge mais de 146 metros de altura.


Mas o tamanho não é tudo: a perfeição da construção é inigualável para os padrões da época, com diagonais extremamente precisas e pontos alinhados com importantes constelações.

Basílica de Santa Sofia, Turquia: terminada no ano de 537, a Basílica de Santa Sofia foi feita sob as ordens do Imperador Justiniano. Sua construção só foi possível graças à inovação dos arquitetos da época, que trabalharam para instalar seu domo de 30 metros sobre pilares escondidos. Convertida em mesquita depois da invasão otomana em 1453, a Basílica é hoje um dos mais belos monumentos de Istambul, tão bela do lado de fora quanto do lado de dentro.



Vias férreas da Índia: os primeiros trilhos construídos na Índia, em 1853, conectavam Mumbai a Thanes em um caminho de 33 km. Hoje, mais de 63 mil km de vias férreas transportam cerca de 18 milhões de passageiros todos os dias pelo país. Uma verdadeira façanha foi vencer as dificuldades para unir com trilhos este imenso país que tem um tamanho impressionante e uma variedade de relevos, paisagens e topografia enorme.



Lalibela, Etiópia: a mais de 2,6 mil metros de altura, nas montanhas do norte da Etiópia, a cidade monástica de Lalibela é uma das principais maravilhas arqueológicas deste país africano rico em cultura, história e espiritualidade. Em Lalibela, onze igrejas foram talhadas na pedra por milhares de trabalhadores, deixando um trabalho perfeito, que atrai até hoje peregrinos do mundo inteiro.



Grande Muralha da China: conjunto de fortalezas construídas ao longo de dois mil anos, a Grande Muralha da China vai da fronteira com a Coréia do Sul até o deserto de Gobi, com uma extensão de quase 7 mil quilômetros. A primeira foi construída no século 3 pela dinastia Qin, que usou centenas de trabalhadores para erguer cerca de 180 milhões de metros cúbicos de pedra e lama. A dinastia Ming continuou com os esforços, entre os séculos 14 e 17, para dar forma a uma das maiores e mais imponentes construções da humanidade.


Viaduto de Millau, França: no sul da França, uma das maiores maravilhas da engenharia moderna atravessa o vale do rio Tarn. Inaugurado em 2004, o viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo, com uma altura de 343 metros que se estende por 1.460 metros. A ponte usou mais de 200 mil toneladas de concreto e 36 mil toneladas de aço para ser erguida em três anos.


Roda de Falkirk, Escócia: a roda de Falkirk é uma prova de que com engenhosidade e capacidade pode-se fornecer uma solução para qualquer problema. A roda é um elevador rotativo de barcos, criado para transportar embarcações desde o canal de Clyde até o canal Union, 35 metros acima. O sistema é complexo, mas muito eficiente e útil, e foi criado em 2001, usando 1,2 mil tonelada de aço.



Museu Guggenheim Bilbao, Espanha: inaugurado em 1997, o museu Guggenheim de Bilbao causou muita polêmica por sua arquitetura diferente no coração da tradicional capital do País Basco. Hoje, a estrutura cheia de curvas e brilho virou um dos principais cartões postais da cidade, recompensando o complexo trabalho de arquitetura e engenharia necessários para construir este prédio cercado de 60 toneladas de titânio em folhas de apenas 5 milímetros de grossura.



Burj al Arab, Emirados Árabes Unidos: principal símbolo da riqueza de Dubai, o Burj al Arab é o hotel mais alto do planeta, situado no famoso prédio com forma de vela de navio e 321 metros de altura. Construído sobre uma ilha artificial frente ao Golfo Pérsico, o Burj al Arab se impõe como o prédio mais famoso de Dubai, e recebe multimilionários locais e do mundo inteiro.



Yaxchilán, México: o México tem inúmeros sítios arqueológicos com vestígios da cultura Maia. Mas Yaxchilán é um dos mais bonitos e imponentes de todos. Situado no estado mexicano de Chiapas, na margem do rio Usumacinta, Yaxchilán é cercado por uma densa vegetação e tem pirâmides, templos e até vestígios de uma ponte que foi a mais longa do mundo por mais de 700 anos, com 63 metros de extensão, prova da grande capacidade de engenharia dos Maias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário