Receba atualizações!!!



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Caminhões aerodinâmicos podem economizar bilhões em combustível

Por Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/01/2015

Imagens computacionais representando uma única simulação do fluxo de ar em torno de um veículo pesado típico na velocidade máxima da estrada, a partir de diferentes pontos de vista.[Imagem: K.Salari/LLNL]
Caminhões aerodinâmicos
Os caminhões consomem mais de 10% de todo o petróleo usado por um país.
Esse consumo de combustível poderia ser reduzido em bilhões de litros anuais apenas melhorando a aerodinâmica desses veículos, mediante o uso de dispositivos de redução de arrasto.
A conclusão vem de uma série de testes e simulações realizadas por engenheiros do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos.
Kambiz Salari e Jason Ortega fizeram testes aerodinâmicos em um modelo detalhado de um caminhão, em escala 1/8, em um túnel de vento da NASA, no Centro de Pesquisa Ames.
"Estamos no processo de concepção do formato da próxima geração de veículos pesados altamente aerodinâmicos e integrados para diminuir radicalmente o arrasto aerodinâmico e melhorar a eficiência de combustível," disse Salari.
Caminhões aerodinâmicos podem economizar bilhões em combustível
O fluxo de ar ao redor do veículo é realçado por linhas cujas cores representam a velocidade. [Imagem: K.Salari/LLNL]
Saias e carenagem
O caminhão foi testado em várias configurações.
Primeiro, ele foi equipado com saias no reboque, painéis afixados ao longo das bordas laterais inferiores da carroceria para reduzir o arrasto resultante do fluxo de ar interagindo com as rodas e outras estruturas sob o corpo do reboque.
No segundo teste, foi instalada uma carenagem na traseira do reboque, que diminui o arrasto ao reduzir a "esteira aerodinâmica" deixada pelo caminhão.
Nos dois últimos testes, o caminhão foi equipado ao mesmo tempo com os dois dispositivos de redução de arrasto, e foi testado sem nenhum dos dois, uma avaliação para funcionar como parâmetro de comparação.
Caminhões aerodinâmicos podem economizar bilhões em combustível
Nesta simulação, o reboque recebeu saias e uma carenagem, o que gerou os melhores resultados. [Imagem: K.Salari/LLNL]
Arrasto aerodinâmico
A adição dos dois dispositivos - que já são utilizados por muitos caminhões em versões não tão aprimoradas- reduziu o arrasto aerodinâmico em até 25%, o que representou uma diminuição de 13% no consumo de combustível. Os dispositivos individuais geraram ganhos menores.
Os resultados foram ligeiramente inferiores a um teste semelhante realizado na Holanda, quando se obteve uma economia de combustível de 15%.
A diferença nos resultados pode ser creditada à diferença no projeto dos conjuntos aerodinâmicos e ao fato de que os testes holandeses foram feitos com veículos reais, e não com modelos em escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário