Receba atualizações!!!



terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Óculos comuns viram óculos de sol ao seu comando

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/02/2015

Óculos comuns viram óculos de sol ao seu comando
Os tons de cinza que colorem as lentes podem ser alterados variando a mistura dos polímeros eletrocrômicos utilizados. [Imagem: Anna M. Osterholm et al. - 10.1021/am507063d]

Óculos com lentes que escurecem em ambientes mais claros estão no mercado há décadas.
Transição sob comando
Mas que tal ter controle total sobre o escurecimento, tornando-o instantâneo ou desativando-o totalmente, ou evitando que as lentes clareiem quando você coloca um boné?
Isto é o que promete Anna Osterholm, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos.
Osterholm criou um novo tipo de lente que alterna em segundos de totalmente transparente para um escuro típico dos óculos de Sol mais escuros, e de volta para transparente também muito rapidamente.
Em vez de depender da iluminação externa, o próprio usuário controla a pequena corrente elétrica que induz as mudanças nas lentes, colocando os óculos no nível de escurecimento que achar mais confortável.
Óculos comuns viram óculos de sol ao seu comando
Os polímeros eletrocrômicos criados pela equipe permitirão fabricar óculos de quaisquer cores. [Imagem: Rob Felt]
Polímeros eletrocrômicos
A corrente elétrica altera a mistura de um grupo de polímeros eletrocrômicos - que mudam de cor sob ação da eletricidade - presentes entre as duas camadas de vidro que formam a lente. A passagem de luz pela lente altera de 10 para 70%, e vice-versa, em poucos segundos.
"Nós demonstramos a capacidade de criar virtualmente qualquer cor que quisermos misturando diferentes polímeros eletrocrômicos, da mesma forma como misturamos tintas," disse Osterholm.
Os pesquisadores ressaltam que a maioria das lentes transicionais não responde bem a brilhos incômodos, como do mar, da praia e da neve, um problema que deixa de existir com seu projeto.
Como foram financiados pela BASF e usaram apenas processos que podem ser realizados em escala industrial, eles esperam que suas lentes de escurecimento controlado estejam no mercado rapidamente.
Bibliografia:

Four Shades of Brown: Tuning of Electrochromic Polymer Blends Toward High-Contrast Eyewear
Anna M. Osterholm, D. Eric Shen, Justin A. Kerszulis, Rayford H. Bulloch, Michael Kuepfert, Aubrey L. Dyer, John R. Reynolds
ACS Applied Materials & Interfaces
Vol.: 7 (3), pp 1413-1421
DOI: 10.1021/am507063d

Nenhum comentário:

Postar um comentário