Receba atualizações!!!



quarta-feira, 6 de maio de 2015

NASA testa avião elétrico com 10 motores

Por Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/05/2015

NASA testa avião elétrico com 10 motores
O avião elétrico possui 8 motores nas asas e dois na cauda.[Imagem: NASA Langley/David C. Bowman]

Avião VTOL
A NASA realizou os primeiros testes de voo livre do protótipo Grease Lightning or GL-10.
O avião do tipo VTOL (Vertical Takeoff and Landing, aterragem e pouso verticais) possui nada menos que 10 motores elétricos.
O nome do avião (Grease Lightning) é uma referência ao óleo vegetal usado nos motores a biodiesel do protótipo original, responsáveis por gerar a eletricidade. São dois motores diesel, de 8 hp cada um.
Mas agora a NASA anunciou que está trabalhando em uma versão menor a bateria. O protótipo original, diesel-elétrico, tem 6,1 metros de envergadura de asas, enquanto a versão a bateria tem exatamente a metade disso, e pesa 28,1 quilogramas.
Toda a fuselagem do protótipo foi construída por impressão 3D.
NASA testa avião elétrico com 10 motores
Esta imagem dá uma ideia melhor da real dimensão do protótipo. [Imagem: NASA Langley/David C. Bowman]
Misto de helicóptero e avião
A intenção é desenvolver um avião não-tripulado - ou VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) - que possa decolar como um helicóptero mas que atinja a eficiência em voo de um avião.
Para a decolagem e pouso, as asas e a cauda apontam para cima e as 10 hélices fazem com que o avião ascenda como um helicóptero.
Uma vez no ar, as asas e a cauda voltam à horizontal para um voo típico de um avião, com a diferença de que as duas hélices traseiras aumentam a manobrabilidade do GL-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário