Receba atualizações!!!



sábado, 3 de outubro de 2015

Petróleo de boa qualidade é encontrado na Bacia de Santos

Poço de Carcará Noroeste está situado a 2 mil metros de profundidade e cerca de 226 km do litoral de São Paulo.

A perfuração do terceiro poço na área de Carcará, localizado em águas ultraprofundas da Bacia de Santos (SP), confirmou a descoberta de petróleo leve e de boa qualidade nos reservatórios do pré-sal.

Nos próximos dias, serão iniciadas operações previstas no Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) para a avaliação da produtividade dos reservatórios do pré-sal por meio de testes de formação no poço 3-SPS-105, cuja perfuração foi recentemente concluída.O poço de Carcará Noroeste está situado em profundidade de água de 2 mil metros, a cerca de 226 km do litoral do estado de São Paulo. Reservatórios possuem excelentes características, situados logo abaixo da camada de sal, a partir de 5.870 metros de profundidade. A busca constatou uma expressiva coluna de 318 metros de óleo.

O Plano de Avaliação da descoberta de Carcará, aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tem término previsto para março de 2018.

A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Entenda como funciona o trabalho de exploração
Com base em informações geológicas iniciais, é realizado um estudo do fundo do mar – navios especializados fazem uma espécie de ultrassom da região. Esse levantamento gera informações que vão parar em computadores, que mostram, em imagens tridimensionais, o melhor local para se começar uma perfuração. Tudo isso para alcançar com maior grau de precisão as regiões que devem ser exploradas. Afinal, todo o processo custa muito dinheiro.
Segundo a assessoria da Petrobras, essas informações serão decisivas não só para definir um modelo de desenvolvimento da área, como também das outras acumulações do pré-sal da bacia sedimentar.
Fonte: Agência Petrobrás Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário