Receba atualizações!!!



quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Facebook anuncia segundo data center na Europa

Por IDGNOW!, com IDG News Service

25/01/2016 - 14h16
É o sexto data center da rede social no mundo, totalmente baseado no Open Compute Project
O Facebook se prepara para usar um novo data center na Europa, localizado em Clonee, na Irlanda. Será o seu sexto no mundo e o segundo fora dos EUA.
O novo data center será equipado com servidores (processamento e armazenamento) baseados no Open Compute Project, iniciativa da rede social que compartilha projetos open source com outros operadores de data center para padronizar e reduzir os custos de hardware. Incluindo o Yosemite, um chassi modular para micro-servidores de alta potência, projetado por engenheiros da empresa.
A rede social já tem outro data center na Europa, em Lulea, na Suécia, que aproveita as temperaturas geladas de lá para economizar energia necessária para resfriar o ambiente.
O data center de Clonee também foca em sustentabilidade. Usará energia 100% renovável, aproveitando a oferta abundante de vento no local, segundo o vice-presidente de Engenharia, Jay Parikh. "Isso vai nos ajudar a alcançar nosso objetivo de fornecer energia limpa e renovável para metade de toda a nossa infraestrutura até o final de 2018", acrescentou.
A Irlanda tem sido a sede internacional do Facebook desde 2009, e do novo data center de Clonee "dá continuidade ao investimento significativo do Facebook no país e na Europa", escreveu Tom Furlong, vice-presidente do Facebook para infraestrutura.
Ter um data center na Irlanda também vai ajudar o Facebook a atender a qualquer demanda local de proteção de dados do consumidor, que segundo diretivas europeias devem ficar dentro da Europa. Em Outubro, o Tribunal de Justiça da União Europeia passou a considerar inválido o acordo "Safe Harbor" que rege as transferências de dados pessoais entre os EUA e a União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário