Receba atualizações!!!



segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Brasil segue como o quarto país com mais projetos registrados e certificados com Leed no mundo, afirma GBC

Apesar da crise, até novembro do ano passado 201 novas edificações conseguiram a certificação. Os números são semelhantes a 2012

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
10/Janeiro/2017

Marcelo Scandaroli
Segundo levantamento realizado pelo Green Building Council Brasil (GBC), o Brasil continua segundo o quarto país com maior número de projetos registrados e certificados com Leed (Leadership in Energy and Environmental Design, na sigla em inglês). A entidade destaca que a construção sustentável no País manteve ótimos resultados, apesar do contexto político-econômico enfrentado.
O Brasil segue atrás apenas da China, Canadá e Índia. São 7,34 milhões de metros quadrados de edificações certificados e 30,97 milhões de metros quadrados de projetos registrados e certificados. São 1.224 projetos já registrados no Brasil, em todos os estados, com exceção de Tocantins.
"Com o foco em Leed e construções verdes, o Brasil está priorizando o meio ambiente e a saúde e bem-estar nos ambientes construídos em uma escala holística, nos auxiliando a dar um passo importante na missão de garantir que ainda nesta geração todos possam viver, trabalhar e morar em uma edificação verde", declarou o presidente do GBC dos Estados Unidos, Mahesh Ramanujam.
Foram 201 novos projetos até o mês de novembro de 2016 (188 Leed e 13 Casa). Os números são comparáveis aos de 2012, quando houve 209 projetos, todos Leed. Dos registros realizados em 2016, a maior parte ocorreu nos estados de São Paulo (74), Rio de Janeiro (29), Pernambuco (18) e no Paraná (16). Dos registros em Leed, os ratings systems mais utilizados foram Leed CS (73), Leed NC (59), Leed EB_OM (31) e Leed CI (12).
O presidente do Conselho do GBC Brasil, Eduardo Eleutério, comemorou o resultado. "Nós, executivos e corporações, devemos ter em mente que o equilíbrio entre crescimento econômico, mitigação dos impactos, redução do uso de recursos naturais e melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas são a melhor opção de negócio. É um ciclo virtuoso que visa a criação de valor para toda a cadeia produtiva da nossa indústria".

2 comentários:

  1. Excelente notícia. Afinal, com as ultimas noticias repassadas em todos jornais.Afinal, uma que valorize os profissionais envolvidos, a cidade, o Brasil.Parabéns para todos envolvidos e obrigada pela publicação

    ResponderExcluir