Receba atualizações!!!



quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Pesquisa da USP descobre como é reação química que transforma açúcar em energia

Mecanismo era mistério há mais de 50 anos. Estudo inédito realizado em São Carlos foi capa de uma das revistas mais respeitadas do mundo na área química.
Por Jornal Nacional
29/08/2017 21h25  Atualizado há 17 horas
Cientistas pesquisam geração de energia a partir do açúcar

Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, descobriram como é a reação química que transforma o açúcar em energia elétrica. O mecanismo de reação era um mistério para a comunidade científica há mais de 50 anos. A pesquisa inédita é capa deste mês da Royal Society of Chemistry, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo na área química.
A pesquisa
Foram cinco anos de estudo até o resultado inédito. Primeiro, os cientistas colocaram fermento biológico, o mesmo usado para fazer pão, no açúcar refinado. Com a fermentação, o açúcar vira álcool.
A doutoranda de química da USP de São Carlos Graziela Sedenho (Foto: Wilson Aiello/ EPTV)
A doutoranda de química da USP de São Carlos Graziela Sedenho (Foto: Wilson Aiello/ EPTV)

Os pesquisadores acrescentaram um eletrodo com uma proteína chamada ADH ou álcool desidrogenase, que é uma enzima encontrada no corpo humano e em alimentos como o tomate.
“A proteína é capaz de extrair os elétrons - que são partículas carregadas - do etanol, gerando então eletricidade. E esse processo é bem rápido. Em cerca de 10 minutos nós já temos corrente elétrica”, disse a doutoranda de química Graziela Sedenho.

Desvendando o mistério

O equipamento mede a intensidade da corrente elétrica. A experiência brasileira desvenda um mistério. Há mais de 50 anos, pesquisadores do mundo inteiro tentavam descobrir de que forma a proteína agia quando entrava em contato com o álcool. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram comprovar como é essa reação química, que transforma o açúcar em energia elétrica.
O professor Frank Crespilho da USP de São Carlos (Foto: Wilson Aiello/ EPTV)
O professor Frank Crespilho da USP de São Carlos (Foto: Wilson Aiello/ EPTV)
A ação da enzima para produzir energia não é a única descoberta. “A outra novidade foi que no mesmo sistema nós conseguimos realizar duas reações ao mesmo tempo, ou seja, tanto o fungo quanto a proteína atuavam ao mesmo tempo pra gerar o etanol e gerar a eletricidade, o que nunca tinha sido comprovado anteriormente”, disse o professor do Instituto de Química Frank Crespilho.
Meio ambiente
A experiência pode trazer vantagens para o meio ambiente.
"A utilização de microorganismos para decomposição da matéria orgânica em lagos e rios, descontaminando o meio ambiente e mesmo assim, gerando eletricidade e também gerando bioenergia, ou seja, extraindo eletricidade de qualquer fonte de açúcar presente em frutas, legumes e outros tipos de plantas”, afirmou Crespilho.

Pesquisa da USP descobre como é reação química que transforma açúcar em energia (Foto: Wilson Aiello/ EPTV)
Pesquisa da USP descobre como é reação química que transforma açúcar em energia (Foto: Wilson Aiello/ EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário