Receba atualizações!!!



sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Energia eólica no Brasil atinge 12 GW de capacidade


Com informações da Agência Brasil -  

Energia eólica no Brasil atinge 12 GW de capacidade









Novas tecnologias de energia eólica incluem sistemas voadores e novos materiais para as pás dos geradores eólicos.[Imagem: Altaeros Energies]
 Energia eólica no Brasil
A geração de energia eólica no Brasil alcançou 12 gigawatts (GW) de capacidade acumulada.
Com 12GW, o Brasil passou do 10º para o 9º lugar no ranking mundial dos principais países geradores de energia eólica, ultrapassando a Itália. Do ano passado para este houve um acréscimo de 2GW e o país ficou em quinto lugar mundial em nova capacidade instalada.
A marca foi anunciada durante a 8ª edição do Brazil Windpower, evento de energia eólica que reuniu investidores e representantes do segmento, no Rio de Janeiro.
O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) e pelo Grupo CanalEnergia.
O setor eólico investiu US$ 5,4 bilhões no Brasil em 2016. Para a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum, o setor não chegou a ser afetado pela crise econômica porque a evolução se baseia em decisões que tinham sido tomadas anteriormente.
"O que está acontecendo em 2017 foi, geralmente, decisão de 2014 e 2015. Em 2018, a gente já vai sentir um pouquinho as decisões de 2015 e 2016. A expansão de 2019, provavelmente, vai ser um pouco menor, só que, por outro lado, a gente já vai estar com retomada. Então, no final das contas, a gente sofreu o efeito da economia, mas foi reduzido pelo fato das decisões serem anteriores," disse.
Parques eólicos no Brasil
energia eólica tem, atualmente, mais de 450 parques instalados no país, No ano passado, abasteceu, por mês, cerca de 18 milhões de residências, com aproximadamente 54 milhões de habitantes. Pelos cálculos da ABEEólica, levando em consideração os projetos já assinados que estão com empreendimentos em fase de construção ou contratados, até 2020, serão instalados mais 270 novos parques eólicos.
Se isso se confirmar, serão mais 6 GW para o sistema. Conforme as estimativas, a cada megawatt instalado, o segmento cria 15 postos de trabalho. Até agora, no total acumulado há 180 mil empregos diretos e indiretos.

"Estamos com uma Belo Monte espalhada nos estados do Nordeste e do Sul do país," disse Elbia, comparando com a capacidade de produção de energia da usina hidrelétrica construída no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário